quarta-feira, 4 de março de 2015

Viagem a Dois – Jorge Linhares


Continuando a ler a obra de Jorge Linhares voltada ao público leitor cristão, iniciei a ler “Viagem a Dois” a fim de buscar um conteúdo que eu pudesse colocar em prática na minha vida conjugal.
O livro de bolso é composto por Introdução, oito capítulos e Conclusão.
O primeiro capítulo enfatiza a necessidade de deixarmos nossos relacionamentos passados no passado.
O segundo capítulo compara o casamento com uma viagem (a dois) onde o amor é o combustível. Ele explica que o amor não depende da ação e atitude do outro, mas da nossa disposição de cultivá-lo. Como o casamento é ideia de Deus, ele deve ser governado pelo amor de Deus derramado em nós por meio do Espírito Santo.
O terceiro capítulo aconselha como devemos manter nosso enlace matrimonial. Para o autor até mesmo o casamento precisa de ajuste, pois ele se desgasta com o tempo. Assim, devemos investir no nosso cônjuge, separando tempo para estar a sós com ele a fim de cultivar atitudes positivas para que a “Viagem a Dois” seja uma experiência agradável.
O quarto capítulo mostra os perigos enfrentados ao longo da “Viagem a Dois” que podem vir por meio da mídia, das pessoas que frequentam nossa casa, no trabalho, dos nossos filhos e até mesmo dentro de nossa casa.
O quinto capítulo alerta para que não abramos possibilidades para que nosso cônjuge seja tentado a se afastar da "Viagem a Dois".
O sexto capítulo fala da importância do momento da escolha de seu companheiro de viagem.
O sétimo e penúltimo capítulo alerta para a necessidade de investimento para alcançar um casamento bem sucedido.
O último capítulo confirma que quanto mais longa a “Viagem a Dois”, mais ela será alvo de ataques, mas com a orientação divina podemos preservá-la.
Portanto devemos ter em mente que devemos investir nosso tempo na manutenção de nosso casamento, pois quando há necessidade de reforma fica muito mais penoso para ambos os cônjuges.

É um bom livro para quem está começando a investir no nosso maior patrimônio que é a família, pois é bem sucinto e consegue alcançar quase todos os principais alicerces do casamento.