terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FOCO – DANIEL GOLEMAN



Há um tempo fiz um curso sobre Inteligência Emocional, o qual utilizou como instrumento de trabalho o famoso livro de Daniel Goleman que tem o mesmo título do curso.
Interessada em adquirir mais conhecimento emocional, logo comprei o livro Foco.
Dividido em sete partes, o livro conta com 21 capítulos, além dos Agradecimentos, Fontes, Notas e Índice, dispostos nesta ordem.
Abrindo o livro, o autor começa descrevendo esta Habilidade Sutil que é primordial para um líder.
Para tanto, ele divide o foco em interno, no outro e externo.
Enquanto “O foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. E o foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia.”
A partir daí o autor inicia a primeira parte, a qual discute a anatomia da atenção, distinguindo o foco orientado, a atenção seletiva e a consciência aberta como estágios da criatividade.
O foco orientado é “quando buscamos e mergulhamos em qualquer tipo de dado.” Já a atenção seletiva é essencial ao nosso bem-estar visto que demonstra a imunidade perante a turbulências emocionais, impede o sobrecarregamento da atenção e seu consequente descontrole mental, e alimenta o desafio criativo específico. E a consciência aberta é “quando nos entregamos à associação livre para” nos concentramos na solução.
A segunda parte analisa a autoconsciência, discutindo o modo como nos vemos e como os outros nos veem e o autocontrole revelado como um indicador de sucesso financeiro e de saúde.
A terceira parte ensina a ler os outros por meio da empatia e sensibilidade social.
A quarta parte estuda o contexto maior do foco da atenção dentro de um sistema social, o qual depende se as emoções são positivas ou negativas. Se positivas, o foco dura mais que se negativas.
A quinta parte sai da teoria e foca na prática por meio de treinamento, o qual permite a concentração ideal e a consequente diminuição de sintomas de transtornos psicológicos.
A penúltima parte analisa o líder bem focado, os quais obterão melhores resultados a longo prazo se tiverem como foco ajudar as pessoas a serem bem-sucedidas como ele.
A última parte discute um quadro mais amplo no sentido de focar em sistemas globais, nas necessidades de todos, a fim de mudar o sistema social atual para um futuro melhor.
Achei interessante esta forma de pensar o Foco, não só como objetivo para obter vantagens pessoais, mas como maneira de melhorar toda sociedade também.
Como tudo na vida, para manter o Foco é necessário treinamento e um árduo trabalho.

Apesar do livro Inteligência Emocional, que deixou o autor conhecido, ser mais rico, vale a pena dar uma lida neste também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário